Crescimento das Entidades Fechadas de Previdência Complementar

A Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) divulgou nesta segunda-feira, 06/10/2025, que o segmento de previdência aberta (leia PGBL e VGBL – Bancos/Seguradoras) apresentou um saldo líquido negativo de R$ 1,6 bilhão, sendo o segundo pior saldo negativo mensal do ano, superado apenas por junho, com saldo negativo de R$ 2,96 bilhões. Isso significa que o setor tem tido mais resgates que aplicações, porque as pessoas que participam de PGBL ou de VGBL não estão satisfeitas com a administração dos Bancos, que cobram altas taxas de custeio, visam lucros gigantes, e pouco devolvem de rendimentos.

Tais investidores estão preferindo deixar suas economias nas EFPC, do tipo da MUTUOPREV, onde os recursos rendem mais e o custeio é mínimo pois as EFPC não visam lucros.

Quem tem VGBL ou PGBL em Bancos podem fazer a portabilidade do saldo para a MUTUOPREV-Entidade de Previdência Complementar, com CNPJ 12.905.021/0001-35, sem quaisquer ônus de retenção de Imposto de Renda, bastando solicitar a portabilidade direto no Banco.